quinta-feira, 29 de setembro de 2016

VIAGEM - SOROCABA A PASSA QUATRO - 22/12/2016

Acordamos super animados no grande dia da viagem! Após ajeitarmos nossas coisas e fazermos o desjejum, seguimos as 05h15 para a Center Fabbri a fim de aguardar o fretado que nos levaria a Rodoviária Tietê. (Contato do Fretado que nos levou: 15 9 8121-3844 - Eliete)

Chegamos na Rodoviária Tietê, em SP, às 07h00. Como inicialmente tínhamos planejado ir um pouco mais tarde, de carona com meu pai, havia comprado as passagens a Passa Quatro somente às 12 hrs. Devido a mudança de planos, acabamos por chegar bem cedo. Achei que conseguiria antecipar a passagem, visto que há ônibus a cada 1h00 para Passa Quatro mas, infelizmente, todos estavam lotados. Com isso, tivemos que aguardar o horário de nossa passagem.

Sala de espera VIP, da Viação Cometa
A hora passou rápido, visto que aproveitamos para passear pelo terminal, visitar as lojinhas e nos distrair. Às 12h00 em ponto subimos no 'busão' com destino a MG.

Teve gente até fazendo uma sesta.

Uma paradinha no Graal em Guaratinguetá...

E seguimos para Passa Quatro. As paisagens da Mantiqueira são de encher os olhos! Fiquei procurando a famosa garganta do Embaú, local onde passaremos em breve.

A chegada a Passa Quatro ocorreu conforme o esperado, às 17h30.

Embora o Caminho dos Anjos não tenha credencial para carimbos, usamos o nosso, já adquirido, da Estrada Real. Desta forma, marcamos presença nas cidades que fazem parte do Caminho Velho.

Optamos por ficar hospedados no hotel Serra Azul, localizado bem em frente a Estação de Trem. É um hotel simples, com preço competitivo.

Os quartos são confortáveis, apesar do colchão ser um pouco duro. O dono do hotel não é o 'mais hospitaleiro do mundo'... mas, como queríamos apenas um local para dormir, decidimos ignorar o fato.

Sobre a cidade, segue algumas curiosidades:

Passa Quatro

• Cidade turística, encravada na Serra da Mantiqueira, ao sul de Minas, com aproximadamente 15 mil habitantes.

• Encontra-se em umas das regiões mais altas do país. Está situada após um marco geográfico, Garganta do Embaú, local que foi muito citado em expedições bandeirantes.
  • Faz parte do Caminho Velho, na Estrada Real.
  • O nome da cidade foi atribuído ao bandeirante Fernão Dias Paes Leme que, vindo de São Paulo, passou por essas terras em 1674, onde fez um ponto de parada. Como referência a outros bandeirantes, deixou as seguintes indicações: "Saindo da Capitania de São Paulo, segue o Rio Paraíba do Sul. Terás a teu norte uma cordilheira, a Mantiqueira. Ao encontrares nela uma garganta profunda, é o Embaú, a única passagem tranquila para o Sertão das Gerais. Então galga a serra e passa quatro vezes o rio que se escorrega por um verde e espaçoso vale, chegarás assim a um pouso."

• Começou a ser povoada no século XIX, servindo de parada para quem atravessava a Mantiqueira rumo a Pouso Alto, pela Estrada Real. A antiga estrada de ferro Minas-Rio colaborou para a expansão e desenvolvimento do povoado, tendo inclusive a presença de D. Pedro II, em sua inauguração (1884).

• Pontos turísticos: Trem da Serra, Brasil Nota 10 - Mundo das Miniaturas (08h as 17h) , Casarios, Biblioteca Municipal, Casa do Artesão, Túnel da Mantiqueira, Floresta Nacional, Cachoeira do Iporã, Cachoeira e Poço do Quilombo, Cachoeira do Mato Dentro, Cachoeira da Gomeira, Pico do Itaguaré, etc.
Algumas fotos da cidade:

Igreja Matriz de São Sebastião - 1850

Coreto

Vista da parte de frente da Igreja

Prefeitura

Casas de Artesanatos

Mantiqueira, ao fundo
Fontes de água potável - Passa Quatro

Estação de Trem e Locomotiva “Maria Fumaça” da marca Baldwin de 1925

Após conhecermos os pontos turísticos centrais, voltamos para o hotel. Visto que não tínhamos grande fome, e estávamos um pouco cansados, decidimos comer um lanche que tinha trazido de casa e seguimos descansar para o próximo dia.