sexta-feira, 23 de setembro de 2016

QUINTO TRECHO - SÃO LOURENÇO A PASSA QUATRO - 27/12/2016

Dormimos bem e acordamos super animados, afinal, além de ser mais um dia de cicloviagem, era o último no Caminho dos Anjos. Sempre que começamos um novo projeto, temo não conseguir concluir. Chegar no último dia, dá aquela sensação de projeto quase concluído com sucesso, o que me faz acordar mais aliviada (Lembrando que, terminando o Caminho dos Anjos, seguimos pela Estrada Real, ou seja, é o final de um trecho e início do outro).

Solicitei que o café da manhã fosse servido um pouco mais cedo, às 07h00, visto que o horário normal seria 07h30.

Partimos logo em seguida ao desjejum.

Seguimos em direção ao Parque das Águas, que já tinha uma grande fila na entrada. Pedi o carimbo no passaporte da Estrada Real e, na sequência, solicitei a autorização para entrarmos no parque com nossas bikes. Expliquei toda a situação mas, novamente, fomos barrados. Como o lugar estava tumultuado, preferi não insistir tanto, como no dia anterior, por imaginar qual seria o desfecho. Fiz até um pequeno vídeo com meu celular, contando o que passamos nas cidades de Caxambu e São Lourenço, quando solicitamos a entrada nos parques, e postei no facebook. Em menos de 2 horas, foram mais de 50 compartilhamentos e 2.000 visualizações. Infelizmente, as pessoas não sabem se unir em prol de uma reivindicação justa... o vídeo, rapidamente,  virou um espaço polêmico de ofensas, em relação ao país, cidade e até a mim... quando vi isso, imediatamente o exclui. Ainda sonho um dia poder voltar de bike e ter a entrada liberada ou, quem sabe, que disponha de um local adequado para que nossos pertences fiquem guardados de forma segura. Era apenas isso que tentava reivindicar em meu vídeo, uma pena que não foi percebido por alguns...

Tirei esta única foto, como recordação da praça localizada em frente ao Parque das Águas de São Lourenço.

Fiquei muito triste por ter de pagar R$ 4,00 em duas garrafas de água mineral... afinal, na terra da água, não pude usufruir aquela que nossa terra  nos dá, com tanto carinho, generosa e gratuitamente. Me lembrei de um post, que havia lido no facebook, há algum tempo.

Trecho - Pesqueiro 13 Lagos
  • 12,35 km - Fazenda 5F - local para descanso e abastecimento
  • Igreja - lado direito
  • 23,65 km - Bar do José Maria
  • 28,5 km - Pesqueiro 13 Lagos -Virgínia (tem pousadas e boa infra estrutura para o turista)

Como diria: 'Bola pra frente que atrás vem gente!'

Para sair da cidade, seguimos por uma subida bem acentuada. A vantagem é que, no final de toda subida, temos visuais perfeitos!

Os caminhos a seguir são belíssimas. Uma estrada boa, montanhas e muito verde.

Ao fundo, é possível observar a linda mantiqueira, que teremos de desbravar para voltar a Passa Quatro.

O caminho apresenta subidas e descidas leves, completamente transponíveis...

Piadinha do dia... será que ele vai poder passar sobre a ponte?

Como o dia estava muito quente, aproveitávamos alguns trechos arborizados para andar pela sombra...

Passamos por algumas fazendas.

Capela...

E mais algumas paisagens... Seguíamos em silêncio apreciando tudo. Praticamente não havia trânsito algum. Ouvíamos apenas o som dos pássaros e da roda sobre o cascalho.

Após alguns quilômetros, chegamos a uma rodovia em asfalto. Já era próximo ao meio dia, por isso, avisei a Filipe que pararíamos no pesqueiro, para comer e descansar. O sol estava torrando até os 'pensamentos' e em asfalto, sem acostamento, a temperatura subiu ainda mais.

Para nossa sorte, após uma pequena subida, pegamos uma longa descida que, além de nos refrescar, agilizou a viagem.

Após uns 5 km de asfalto, chegamos ao pesqueiro.

O local tem infra-estrutura para comer e dormir. Muitos, inclusive, trazem a família, visto ter também outras recreações, como piscina. Seguem algumas fotos do local:

Não costumamos beber nada alcoólico enquanto estamos pedalando... mas, com o calor que estávamos sentindo, não foi possível pedir outra coisa... calor + skol super gelada = pessoas muito felizes!

Pedimos também uma porção de batata frita com queijo e isca de peixe. Levou uns 40 minutos para ficarem prontas, tempo que aproveitamos para descansar.

'Comidos' e descansados, partimos enfrentar a subida da mantiqueira, até Passa Quatro.

Trecho - Pousada 13 Lagos a Passa Quatro
  • 20,8 km - Vista parcial da cidade
  • 22,7 km - Placa Passa Quatro / Asfalto
  • 24 km - Praça Dr. Castro

Para a nossa sorte, o clima foi ficando meio nublado e fresquinho. Isso fez com que a subida fosse muito mais agradável. Apesar de longo, o trecho é completamente 'pedalável' e com paisagens de encher os olhos!

amigo bovino

Acho que não cheguei a comentar sobre isso... em vários trechos há setas junto ao termo 'uai'. O engraçado é que, normalmente, estão presentes em grandes subidas! Agora, o mais engraçado ainda, é eu tentando ensinar o meu marido a pronunciar 'uai', com aquele sotaque português. Depois que saiu um 'uai' aceitável, ele queria entender o que significava... ai, precisei do resto da viagem para explicar isso kkkkk

Mais algumas paisagens desta subida!

Após uns 6 km, passamos a descer intensa e freneticamente. Parei algumas vezes para fazer alguma foto... mas confesso que estava com um pouco de preguiça de registrar os maravilhosos momentos em descenso.

Lembro de termos passado por uma grande fazenda de ordenha. Até pensei em parar, pra fazer fotos, mas...  decidi continuar.

Passamos pela placa, descrita no mapa, que nos avisa o quão perto estamos da 'reta final'.

E a chuva começou a nos rodear...

Bondosamente, a chuva nos permitiu chegar antes de se precipitar.

Quase lá!

Muito felizes, avistamos a cidade logo abaixo.

E chegamos no ponto final do Caminho dos Anjos!!

Momento de respirar fundo... Conseguimos!

Demos uma passadinha no hotel San Rafael, para pegar o carimbo. Como era uma noite de comemoração, até pretendíamos ficar por lá... mas, ao custo de R$ 250,00 o casal, preferimos seguir para o Hotel Serra Azul, onde havíamos passado a primeira noite (já que custa R$ 150,00 o casal).

Bom, quando o assunto é 'jantar', a cidade de Passa Quatro não tem muitas opções. Havia uma esfirraria, um local que serve massa (mas era longe) e pizzaria. Ouvimos também, bons relatos, de um local que serve empadas... por isso, seguimos até o La Motta para conferir.

Assim que entra, você se depara com um balcão de alvenaria e o dono, que também é o chef de cozinha, preparando suas iguarias na frente dos clientes! Tudo é muito limpo e divertido.

Conforme são tiradas do forno já são servidas fresquinhas!

Sem demagogias, nunca comi uma empada tão deliciosa! Eu amei a de frango com requeijão... acho que comi umas duas dessa, mas gostei também com carne seca, palmito e a doce, de banana com leite condensado e canela... (ai! Deu água na boca agora, só de lembrar), é servida acompanhada de sorvete de creme... sem comentários!

Eu diria que fechamos o dia em grande estilo, com chave de ouro!

Quando voltamos ao hotel, a funcionária estava lavando as roupas de cama. Pedimos para colocar as nossas, a fim de lavar junto. Era um tanquinho, por isso, tivemos que torcer a mão. Mas, já estávamos no lucro!

Outra coisa MUITOOO legal que aconteceu neste dia, foi uma ligação que recebi. Há um mês, quando estava programando a viagem, estive sondando os principais passeios e pontos turísticos do local. Algo que me chamou atenção, foi um passeio de Maria Fumaça. Avaliando nossa programação, seria possível pegar uma 'carona' de trem por 12 km, de Passa Quatro até a divisa entre estados e cidades. Dali, seguiríamos nossa viagem. Seria perfeito aliar um grande passeio a uma grande viagem! No entanto, vi no site que não existem passeios programados durante a semana. Eles acontecem apenas aos sábado e domingo. Com o intuito de conferir a informação, liguei na estação e perguntei sepor um acaso, no final do ano, eles não costumam abrir alguns passeios durante a semana. A moça disse que normalmente não mas, se eu quisesse, ela marcaria meu nome e telefone e ligaria, caso houvesse algum passeio no dia 28/12. A ligação recebida, que comentei acima, era o seguinte: "Olá, sou a 'Pessoa legal', da estação de Passa Quatro, e estou cumprindo a promessa de te ligar, caso aquele passeio de Maria Fumaça, que você solicitou, fosse acontecer. Gostaríamos de saber se ainda estão interessados em participar, pois teremos e há vagas." Quase dei um berro de tanta emoção! Como assim, um desejo se realizando!! Confirmei nossa presença e corri contar ao Filipe, que também ficou super feliz!

Bastante eufóricos, fomos tentar descansar. A partir de agora, saímos do Caminho dos Anjos diretamente para o Caminho Velho da Estrada Real - e eu diria que será no mínimo em grande estilo!

Sobre este dia: O pedal foi tranquilo, passamos por lugares muito bonitos e arborizados, o que ajudou um pouco com o calor. A parada estratégica no pesqueiro, nos deu energia para a longa subida que se seguiu. Sobre o ocorrido em São Lourenço, espero apenas que um dia haja uma solução mais viável. Posteriormente, recebi informações que poderíamos ter deixado as bikes em um lugar  ali perto, (Receptivo Receptu Minas - 35 3331 3518). Apesar da boa vontade, ainda não acho que seja uma solução 100%, visto que nossa passagem pelo lugar tende a ser muito rápida. Isso talvez nos atrasaria, já que teríamos que levá-la até lá, seguir até o parque a pé, depois voltar buscá-las.  Torço que um dia, num futuro próximo, haja outra solução ligada diretamente ao parque.

Gastos:
Agua, Gatorade R$ 10,00
Porções no pesqueiro + bebidas R$ 40,00
Hotel Serra Azul R$ 150,00
Jantar La Mota  R$ 80,00 (não se assuste... destruímos nas empadas rs. Elas custam R$ 4,50 e a doce R$ 6,00. É que meu digníssimo comeu 10 empadas... hehe)